Como ter chance a ingressar no ensino superior em uma universidade pública

Como se inscrever no Sisu – Passo a Passo: Os estudantes que participarão do Enem 2018 poderão conferir neste artigo como se inscrever no Sisu 2019, além de obter informações importantes sobre o exame e o sistema.

Muito em breve será realizada mais uma edição do Sistema de Seleção Unificada. O sistema, criado e realizado pela primeira vez em 2010, seleciona os estudantes para as vagas das instituições públicas de ensino superior de todo o país de acordo com o desempenho obtido pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.

Mesmo antes do período de inscrições muitos estudantes já buscam por novidades e dicas para se inscrever no Sisu 2019. Entre as principais dúvidas dos candidatos estão as Notas de Corte de Cotas Sisu 2019.

Como se inscrever no Sisu 2019:

Antes mesmo de se preocupar com o período de inscrições do Sisu 2019, os candidatos devem se preparar para as provas do Enem 2018, que serão aplicadas em outubro, nos dias 24 e 25. Como as vagas são ocupadas de acordo com as notas obtidas no exame, é necessário obter uma boa média para alcançar a desejada vaga.

O estudante que obtiver nota zero na redação do Enem não poderá sequer se inscrever no Sisu 2019. Esta é a única regra eliminatória em relação à nota do exame, mas obviamente é preciso alcançar uma nota considerável para ficar entre os classificados.

As inscrições do Sisu 2019 devem estar disponíveis na segunda metade de janeiro, logo após a divulgação do resultado do Enem. Para se inscrever o estudante deve acessar o e informar número de inscrição e senha criada na inscrição do exame. Quem não se lembra destes dados poderá recuperá-los em um link disponibilizado na mesma página que redireciona para o site do Enem.

Após informar os dados e acessar o sistema já é possível localizar o curso desejado, realizando a busca pelo nome, pela instituição ou até mesmo pelo município. Cada estudante pode escolher até duas opções de curso.

Ao selecionar um curso, é apresentada a quantidade de vagas disponível, seja na ampla concorrência ou no sistema de reservas e cotas. A nota do estudante irá variar de acordo com o curso e com a instituição escolhida, pois cada Universidade adota pesos das áreas do Enem diferentes para cada um de seus cursos. O cálculo da nota para determinada opção de curso é realizado automaticamente pelo sistema.

Após decidir as suas opções basta clicar em “Confirmar minha inscrição nesta opção”, observando que será apresentada a Documentos Sisu 2019 que será exigida em caso de aprovação.

De acordo com as Datas do Sisu 2019, definidas pelo edital, será realizada uma única chamada pelo próprio sistema após o período de inscrições. Quem não for selecionado para sua primeira opção nesta primeira chamada poderá ainda se inscrever para participar da Lista de Espera, disponibilizada às instituições para que as próprias realizem suas convocações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *